
Ribeiro Filho (João Martins Ribeiro Filho)
Foi parceiro de importantes instrumentistas que forneceram melodias para suas letras, entre os quais, o violonista Antônio Rago, o pianista Luis Arruda Paes e o acordeonista Mário Gennari Filho. Fez também diversas versões. Em 1957, o bolero “Em tuas mãos”, parceria com Antonio Rago, foui gravado por Antonio Rago no LP “Jamais te esquecerei – Rago e seu conjunto”, da gravadora Continental. No mesmo ano, escreveu “Verão em Veneza”, versão para o beguine “Summertime in Venice”, de Incini e C. Sigman, gravado por Zilá Fonseca em LP da Columbia. Ainda em 1957, escreveu “Marcelino bom menino”, versão para “Marcelino pan y vino”, de Pablo Sorozabal e José Maria Sanchez Silva, tema de um filme de muito sucesso na época, e gravada por João Dias, pela Copacabana. Em 1958, mais duas parcerias com Antonio Rago foram gravadas: os boleros “Por toda a vida” e “Pelo teu amor”, registradas por Antonio Rago no LP “Dançando com Rago – Rago e seu conjunto”, da gravadora Continental. Em 1959, a “Canção da esperança”, com Luis Arruda Paes, foi gravada por Luis Arruda Paes, no LP “Piano romântico – Luis Arruda Paes, seu piano e sua orquestra”, da gravadora Odeon. No mesmo ano, o bolero “O “M” da minha mão”, parceria com Mário Gennari Filho, foi gravado no LP “Mário Gennari Filho e seus sucessos”, da Odeon. Teve também a canção “Tema do adeus”, com Salathiel Coelho, gravado pela cantora Ana Lúcia, em LP da Chantecler. Em 1960, fez a versão para a balada “The clock has no hand”, de Greenfield e Neil Sedaka, que com o título de “Aquele relógio”, foi gravado por Wilson Miranda, no LP “Sambas e rocks”, da Chantecler. Nesse ano o bolero “Em tuas mãos” foi regravado por Antônio Rago, no LP “Rago em sonorâmico – Rago e seu conjunto”, da gravadora Continental. Teve também o bolero “Que importa”, com Antônio Rago, gravado por Antônio Rago, no LP “Violão de prata – Rago e seu conjunto”, da gravadora Continental. Em 1961, a “Canção da esperança”, com Luis Arruda Paes, foi gravada pelo cantor Tito Madi, no LP “Romance”, da gravadora Columbia. Nesse ano, sua versão para o tango “El dia que me queiras”, de Alfredo Le Pera e Carlos Gardel, foi gravado pela cantora Hebe Camargo, no LP “Hebe comanda o espetáculo”, da Odeon. Ainda em 1961, o fox “Tarde outonal”, com Hector Lagna Fieta, foi gravado pela cantora Morgana, no LP “Morgana, A fada loura”, da gravadora Copacabana. Em 1964, “A canção da esperança”, com Luis Arruda Paes, foi gravada pelo Sexteto Musidisc, no LP “Amore”, da Musidisc, e por Ed Lincoln e Les 4 Cadillacs, no LP “Les 4 Cadillacas”, da Masterpiece Master. Em 1969, escreveu o “Tema de Branca”, versão de “Giàs theme”, de R. Ortolani, gravada pela atriz Aracy Balabanian, e “Sonho impossível”, versão para “Impossible dream”, de Darion e Leign, interpretada pelo ator Denis Carvalho, e que fizeram parte da trilha sonora da novela “Nino, o italianinho”, da TV Tupi, grande sucesso na época. Em 1974, 4 de suas parcerias com Antônio Rago foram gravadas: “Especialmente pra você”, “Em tuas mãos”, “Por toda vida” e “Um botão de rosa” no LP “Especialmente pra você” lançado por Antônio Rago pela Rosicler/Chantecler. Em 1978, “Marcelino bom menino”, versão para “Marcelino pan y vino”, de Pablo Sorozabal e José Maria Sanchez Silva, foi regravada pelo grupo A Patotinha, no LP “A Patotinha em férias” da RCA Pure Gold. Teve músicas gravadas por João Dias, Wilson Miranda, Hebe Camargo, Zilá Fonseca, Tito Madi e Ed Lincoln, entre outros. Seu maior sucesso foi o bolero “Em tuas mãos”.